14 de janeiro de 2008

Grupo da Interculturalidade e Cidadania

O Grupo da Interculturalidade e Cidadania  foi criado em 2005 no seio da associação Solidariedade Imigrante. Tem por base um dos princípios gerais da Solidariedade Imigrante: o envolvimento dos/das imigrantes em acções com o intuito de fomentar a consciência de uma cidadania activa e a criação do sentimentos de pertença. Isto passa necessariamente pela sua participação, responsabilização e organização em diversas actividades, numa óptica de autonomia, responsabilização e empowerment. As actividades interculturais são vistas na óptica dos excluídos, onde se integram também os cidadãos estrangeiros, onde a diversidade, a promoção da arte e cultura e o diálogo intercultural podem ser factores importantes na inclusão como direito, no combate à discriminação e fundamentalmente pelo direito à emancipação das relações que produzem e condicionam a exclusão.
Desta forma, são criadas sinergias e trabalho em parceria, com vista à promoção do desenvolvimento do associativismo e da iniciativa social. Destacamos o trabalho constante em parceria com entidades públicas e organizações da sociedade civil e outras associações, que foram, durante 7 anos consecutivos, a principal motivação para a organização do Festival ImigrArte.
O nosso grupo de trabalho põe estes princípios em prática organizando mensalmente actividades como: concertos de música do mundo, jantares temáticos, exposições de artes plásticas, tardes de literatura, espectáculos de dança, exibição de filmes, debates, workshops e actividades desportivas. O Grupo da Interculturalidade e Cidadania é reconhecido pelo seu trabalho a nível nacional e internacional, através de convites para a coordenação geral de festivais municipais na área da interculturalidade, tendo mesmo sido premiado pela comissão Europeia em 2013 pelo seu projecto Interculturalidade e Cidadania, um reconhecimento do trabalho desenvolvido por este grupo ao longo destes anos.

Desde a sua origem que data do ano de 2005, este grupo já realizou centenas de actividades e promoveu mais de um milhar de artistas, dando-lhes possibilidades de crescimento e alargamento dos seus públicos alvos. 

solim.interculturalidade@gmail.com
Rua da Madalena nº8. 2º andar, Lisboa

Sem comentários: